Rali Rainha Santa
Press Release
Mais uma vez, o Clube Automóvel do Centro colocou na estrada o Rali Rainha Santa, a 44ª edição com mais de meia centena de inscritos.
Este ano, a prova tinha um formato diferente. Durou três dias e contou com mais de 750 quilómetros, mas foi também adaptado para que os concorrentes que não podiam participar em todo o rali pudessem vir fazê-lo à mesma apenas num só dia, com a disputa da Taça Serras do Centro.
Ao meio dia de sexta-feira, o número um, saiu para a estrada, numa secção que ligou Coimbra a Castanheira de Pera.
No fim desta secção, a BMW dominava assegurando as três primeiras posições. A equipa Paulo Amorim / Sancho Ramalho em BMW 320is lideravam a classificação separados por um segundo da equipa galega, Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez-Almunia em BMW 325i e também a dois estavam os lusos, Paulo Marques / João Martins em BMW 1600.
Daqui a caravana seguiu para Penela passando por Miranda do Corvo para um lanche retemperador.
À hora do jantar Paulo Amorim/ Sancho Ramalho continuavam aos comandos da classificação segurando o primeiro lugar por seis segundos de diferença para Paulo Marques / João Martins. E no terceiro posto, encontrava-se a equipa Rui Pereira / Filipe Menezes.
A secção nocturna alterou a classificação deste primeiro dia de prova. Assim, Paulo Marques / João Martins regressavam a Coimbra com o primeiro lugar assegurado, a cinco segundos estavam Paulo Amorim / Sancho Ramalho e a nove segundos, a equipa, João Mexia Leitão / Nuno Machado.
No segundo dia, a prova percorreu as estradas míticas de ralis do centro do país.
A caravana partiu de Coimbra e seguiu para Oliveira do Hospital, passando pela Lousã, pelas rampas de Sta. Ovaia e pela ponte das três entradas.
No final da primeira secção do segundo dia, Paulo Marques/João Martins mantinham a liderança, verificando-se a subida ao segundo lugar de Ana Valente/Magda Ferreira com João Vieira Borges/João Serôdio a assegurar o terceiro lugar do podium.
Durante a tarde foram percorridas as provas ‘rainhas’ deste rali como Aldeia das Dez, Gramaça, Souto da Ruiva, Piodão, Montalto, Arganil.
O jantar foi servido na vila de Góis e aqui a classificação do podium mantinha-se igual à hora do almoço.
À chegada a Coimbra, os concorrentes disputaram uma rampa espetáculo bem no centro da cidade e seguiram para o Parque Verde, onde finalizou a prova de estrada.
Nesta prova correram também os UNO CUP, contado apenas as provas de classificação do segundo dia, cabendo a vitória à equipa João Stoffel/Pedro Cochado, que obtiveram um avanço de mais de 5 minutos sobre os segundos classificados Luis Cavaco/José Marques.
No domingo, o formato da super-especial foi uma novidade. Jorge Conde, diretor do rali, decidiu fazer um mini circuito onde estavam permanentemente três carros em prova e onde Paulo Marques e João Martins em BWM 1600 se sagraram vencedores, a 6,7 segundos ficou João Mexia Leitão / Nuno Machado em Porsche 911 e a garra feminina foi demostrada pela equipa Ana Valente/Magda Ferreira em VW Golf ao ficarem a 1,7 segundos do 2º lugar, nesta prova que já não contava para a classificação final.
O Rali Rainha Santa foi ganho pelos regulares Paulo Marques/João Martins, seguidos de Ana Valente/Magda Ferreira e João Vieira Borges/João Serôdio.
A Classic Cup prossegue em 27 de Setembro com o Rali Histórico Pinhal do Oeste, organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande e por Montejunto Rallye Clube.
Vencedores do Rali - Paulo Marques/João Martins
2º Classificados - Ana Valente/Magda Ferreira
3º Classificados - João Vieira Borges/João Serôdio
4º Classificados - Rui Pereira/Filiipe Menezes
5º Classificados - Bruno Vasconcelos/António Caldeira
Vencedores da Uno Cup - João Stoffel/Pedro Cochado
Fotos cedidas pela ABT Foto.
Fotos:
Fotos de João Botequilha
Classificações:
- Classificação Geral - Rali Rainha Santa
- Classificação Geral - Taça Serras do Centro
- Classificação por Classes
- Classificação por Teams
- Classificação Super Especial
_________________________________
Documentos úteis:
- Km de Aferição
- Lista de Inscritos com Horas de Partida
- Cartas de Control - CORRECÇÃO
- Tabelas
_________________________________
Horário de algumas passagens do Rali:
4 de Julho:
12h00 – Partida Coimbra
16h35 – Freguesia de Álvares – Góis
18h38 - Rampa de Miranda do Corvo 1
18h45 - Neutralização no centro de Miranda do Corvo
19h07 - Rampa de Miranda do Corvo 2
22h21 - Rampa de Vila Nova
5 de Julho
12h35 - Arganil
12h55 - Coja
13h15 - Rampas de Oliveira do Hospital
13h50 e 15h50 - Paragem na Cidade de Oliveira do Hospital
15h55 - Rampas de Freguesia Oliveira Do Hospital
16h45 - Piodão
Durante a tarde – Passagem por Soito da Ruiva
18h52 - Rampa de Montalto
22h30 - Rampa de Coimbra - Av. António Portugal
23h00 - Chegada ao Parque Verde do Mondego
6 de Julho
10h45 - Circuito urbano de Coimbra - Av. Cónego Urbano Duarte
_________________________________
O Clube Automóvel do Centro divulgou o prémio de presença dos participantes do Rali Rainha Santa (não estão incluidos os participantes da Taça Serras do Centro).
É um voucher de 50€, válido na inscrição do Rali de Mortágua Clássicos (19 e 20 de Setembro de 2014).
_________________________________
A Organização decidiu criar a 'Taça Serras do Centro' que consiste na participação de só um dia do Rali Rainha Santa.
Isto é, o formato idealizado para este ano foi adaptado para que os concorrentes que não podiam participar em todo o rali, possam vir fazê-lo à mesma.
Ficha de Inscrição - Taça Serras do Centro
_________________________________
Este ano, o Rali tem um formato diferente e único.
Durante os três dias de prova serão percorridos 700 km's.
Terá inicio na 6ª feira - dia 4 de Julho - às 12 horas e final no domingo - dia 6 - após o almoço.
A organização promete que "além das inovações que existirão na estrada, com a promessa de estreia de novos percursos" irá realizar um circuito urbano em Coimbra, na manhã de domingo.
Irão ser divulgadas as informações no facebook do rali e do CAC, assim como no site do clube.
Boletim de Inscrição - Rali Rainha Santa (3 dias)
Programa